Escrevi
o artigo “ ETIQUETA ITALIANA ” – Para os
italianos, comida é um assunto muito sério! O que para o resto do mundo é uma
simples questão de preferência ou gosto, na Itália pode ser considerado um
pecado gastronômico!
Há
regras que não estão em nenhum manual de etiqueta e claro que quem vem de fora
não é obrigado a saber ou a segui-las, mas conhecer os costumes locais pode
evitar algumas gafes junto a famílias.
Por
exemplo, não é educado dizer “buon appetito” no inicio de uma refeição. Isto porque
antigamente os aristocratas não chegavam famintos em uma mesa formal; por isso
era constrangedor dizer “bom apetite”. Mas os tempos mudaram, hoje o 87% dos
italianos acha que dizer “buon appetito” é uma cortesia.
Da
mesma forma, ao comer na Itália, procure não pedir mais queijo para inserir no
prato, isso significa um insulto ao cozinheiro. Coloque apenas se for
oferecido. Talvez em qualquer lugar da Itália ou em época passada, deve ter
existido esta regra. Hoje, quando queremos mais queijo, para nossa “pasta al
ragù” ou “penne alla matriciana“, não temos problemas de pedi-lo em qualquer
restaurante italiano.
Portanto, conheça
regras não escritas de comportamento (e as gafes) à mesa de um restaurante especialmente
se ele for mediterrâneo, ou mesmo se você for convidado de uma típica família
italiana:
♦ Na Italia comer é uma religião e o ato de
comer sentados, todos juntos na mesa, é a cerimonia. Esquecer de fazer como no
Brasil, aonde alguém pega seu prato e vai comer sentado no sofá, na frente da
televisão ou até em outro quarto. O Italiano que convidou você não gostará
nada!
♦ Lo stuzzicadenti - O palito de dentes. Em
jantares formais melhor não perguntar por um palito. Se realmente precisar usá-lo,
afastasse da mesa e use-o no banheiro, como sugere a etiqueta e educação..
♦ Gestualidade - Em geral, todos sabemos que
em uma situação formal é melhor conter os gestos. No Brasil as pessoas costumam
puxar levemente sua orelha para mostrar que a comida é deliciosa. Na Itália
daria confusão: este gesto tem sentido de indicar alguém como homossexual. Para
mostrar que uma comida é gostosa, os Italianos apoiam o dedo índex na bochecha
e fazer um movimento de rotação da mão.
♦ Atenção com perguntar o sal - se na comida
falta sal não devemos perguntar quando ele não está na mesa. Na antiguidade o
sal era como moeda, então pedi-lo podia dar desconforto no dono da casa, caso
ele não tinha mais a oferecer. Procure perguntar se estão gostando da comida...
♦ O pão não se corta com a faca na mesa, mas
se divide apenas com as mãos.
♦ Guardanapo = tovagliolo. Uma vez sentados,
colocar o “tovagliolo” aberto sobre as pernas. Quando precisar usá-lo, como
antes de beber, portar até a boca e depois recolocá-lo de volta. Na Itália não
é elegante pinturá-lo no pescoço, como para as crianças. Ao final da refeição,
apoie o guardanapo à esquerda do prato.
♦ Bebidas - Nas mesas da casa dos italianos
tem sempre vinho e água. É difícil ter refrigerante. Refrigerante tem,
normalmente, para festa de crianças. Então a dica é: se você não vê na mesa o
refrigerante, evite pedi-lo. Se não bebe vinho, peça apenas água. Vai parecer
estranho, mas é aceitável. O vinho tinto é servido a temperatura ambiente então
a dica é nunca reclamar se achar que ele está frio, ou quente. Nunca peça gelo
para colocar no vinho. Com exceção para o vinho branco.
♦ É aconselhado não colocar o telefone
celular na mesa. Há 2 motivos principais: primeiro por conta da higiene e para
não diminuir a importância das pessoas sentadas na mesa. Infelizmente em
restaurantes populares, sendo os Italianos apaixonados para celulares, terá uma
exibição e uso exagerado de smartphones, o que não é bem visto em casas de
família ou restaurantes mais elegantes.
♦ É esperado que se respeite essa sequencia
de serviços: antipasto, primeiro prato (massa, risoto, sopa), segundo prato
(carne ou peixe com guarnição simples), salada, queijo com fruta, sobremesa,
café e digestivo.
♦ Não peça para colocar carne e massa no
mesmo prato e lembre-se de que você não é obrigado a comer primeiro e segundo
pratos na mesma refeição.
♦ Jamais corte a massa: enrole-a com o garfo
e pronto. E nada de fazê-lo usando uma
colher.
♦ Cada molho tem sua massa, questão de
aderência. Carbonara, por exemplo, é com espaguete.
♦ Os molhos precisam ser integrados à massa,
não colocados por cima.
♦ Você pode até gostar, mas adicionar queijo
a pratos de peixes e frutos do mar será visto como heresia. São ingredientes
que não devem ser misturados, pois 1) não se combinam na gastronomia e 2) o
queijo irá cobrir o sabor do ingrediente principal que, vamos falar a verdade,
são refinados e já saborosos por si só.
♦ Use parmesão ralado com parcimônia, pois seu
excesso cobre o gosto que o prato deveria ter.
♦ Bistecca alla Fiorentina bem passada. Isso
é algo MUITO-grave-MESMO. Os verdadeiros restaurantes fiorentinos se recusam a
fazer a bistecca em outro ponto de cocção e muitos até colocam um cartaz na
porta já avisando aos clientes que não fazem bistecca bem passada. Se você não
gosta de carne mal passada, peça outro prato !
♦ Nunca misture água no vinho, principalmente
se for vinho bom ! Para quem não esta acostumado à esta bebida, o vinho
italiano pode parecer "forte". É tudo uma questão de hábito e leva
tempo para adaptar o paladar. Uma dica: beba água em um copo separado do cálice
de vinho e alterne os goles.
♦ Não existe vinho “suave” na Itália. O
garçom irá ficar confuso com este pedido. Se quiser um vinho mais leve, peça
pelo vinho da casa. Na Toscana geralmente é um Chianti ou um Toscano IGT e
chega a custar menos ainda de uma coca-cola. Mas há o Soave, que não tem nada
de “suave”. Portanto, cuidado para não confundir as coisas ...
♦ Na Itália não existe aquele couvert que as
tratorias italianas do Brasil servem com manteiga, berinjela, azeitonas e
sardela. Se quiser uma entrada, veja no menu os Antipanti. O pão servido à mesa
serve para acompanhar os pratos.
♦ Proibido pela etiqueta, mas permitido na Itália
- Limpar o prato com pão: Existe até mesmo um termo para isto: fare la
scarpetta! Se depois de terminar a massa, o molho delicioso permanecer no
prato, não se acanhe de limpar com o pão! O chef ficará feliz! É como um
elogio!
♦ É permitido comer pizza com as mãos - Exige
um pouco de habilidade, pois a massa é fina. Observe as mesas ao lado. Eles
cortam fatias menores e depois usam as mãos
♦ Cappuccino se toma de manhã. Depois do
almoço ou jantar, só expresso.
♦ Nunca peça pizza dois sabores achando que
dá pra dividir. Tenho certeza que todos que comeram pizza na Itália pela
primeira vez pensaram que era um absurdo comer uma pizza inteira sozinho não é
mesmo?! Mas depois que ela chega, quero ver alguém deixar um pedacinho de lado.
A massa da pizza italiana é bem mais fina que a nossa, não tem borda e a
cobertura não é abundante, então dá pra comer uma inteira sozinho fácil!
Alguns lugares fazem
2 sabores...e principal e definitivamente,
não ponha ketchup na pizza. (Baseado em artigo do EM Cutura – 16/04/2015)